sábado, 9 de junho de 2012

Alimentação: Antes e depois – coisas que projetamos para a criação de Rosa

Estes textos são um checklist sobre a experiência que tivemos ao tentar (e até agora conseguir) dar uma criação saudável a Rosa. Nem tudo que projetamos foi cumprido, mas nada que comprometesse em termos globais. Não vamos fazer um único texto para não ficar cansativo, por isso será uma “série” que começa com alimentação.

Espero que eles ajudem a pessoas que também querem dar uma criação saudável aos seus filhos e que nos tragam novas ideias e experiências.



Amamentação

Tudo o que projetamos para a amamentação deu certo, amamentação exclusiva até o seis meses e amamentação até hoje (1 anos e 2 meses) em livre demanda.

Na fase da amamentação exclusiva nem sempre Joana estave presente devido aos estudos, por isso ordenhávamos o leite e armazenávamos no congelador e assim nunca foi preciso substituir o leite materno por nenhuma fórmula. Neste link tem uma ajuda massa para ordenha, armazenamento e oferecimento do leite materno.

A experiência está sendo ótima, pois não temos tido problemas de saúde e nem de alimentação, pois ela nunca recusou o peito. A paciência e tornar a experiência da amamentação um ato de carinho e cumplicidade é fundamental para alcançar “tanto” tempo de amamentação sem stress e sem a sensação de que a criança está “pendurada no peito”.

Alimentos Sólidos

Também tudo dentro do que projetamos, a partir de 6 meses começamos com frutas e até hoje seu lanchinho é com frutas, a partir dos 7-8 meses (por orientação da pediatra e por nossas pesquisas) passamos a dar outros alimentos sólidos como verduras (cozidas na água ou no vapor) e raízes (batata doce, inhame e macaxeira).

Nunca demos nada batido no liquidificador, pois essa prática não estimula a mastigação, no início da alimentação sólida amassávamos as frutas e verduras e hoje ela come tudo sem a necessidade de amassar.

Água e suco só foram introduzido a partir de 6 meses como hidratação e nunca como refeição (refiro-me ao suco). Ainda que alguns pediatras recomendem suco antes dos 6 meses, não caia nessa. Se o bebê mama normalmente não há necessidade de dar suco ou água.

Durante um tempo buscamos uma alimentação vegetariana e oferecemos soja à Rosa, mas descobrimos que a soja não é tão saudável como se acredita e por isso suspendemos. Depois de um ano começamos a oferecer pequenas porções de carne.

Quanto a guloseimas estão proibidas até segunda ordem, ainda que às vezes escape uma colher de iogurte com sabor (abolido de vez enquanto buscamos alternativas saudáveis) e um biscoito doce.

Falando em biscoito o único que ela come, com alguma restrição, é um de água e gergelin (que é muito gostoso).

Nesta etapa ela está começando a ficar resistente à alimentação sólida, fato que temos “driblado” com uma maior rigidez de horários estimulando a fome quando ela pula ou não faz adequadamente uma refeição, então quando chega a próxima ela come sem muito esforço. Fazemos isso não por punição, mas por que é importante respeitar o tempo dela.

O “trabalho” que dá ao fazer alimentos sólidos e resistir às tentações das guloseimas e papinhas artificiais compensa com a saúde e com a economia de grana já que frutas, verduras e raízes são bem mais saudáveis e baratas que fórmulas, iogurtes e papinhas artificiais.

Mais uma vez a forma de “driblar” a possível parte chata é transformar o horário da comida em um evento familiar, de cumplicidade e, por que não, de brincadeira.

O resultado disso é que Rosa nunca teve problemas de saúde, o que nos encoraja a continuar com esse esforço (que nem é tão grande) de oferecer uma alimentação saudável.

Qualquer dúvida ou sugestão pode deixar nos comentários.
Até o próximo antes e depois.

Um comentário:

  1. Joaninha, parabéns pela linda filhota e pela belíssima dedicação. Dá pra sentir o carinho e o zelo que traduzem o quanto vocês amam sua filha. É inspirador! =)

    Bjos,

    Monique (Enfermeira graduada pela UNEB, ex-ENEEnf, Salvador)

    ResponderExcluir