quinta-feira, 26 de julho de 2012

Marcha pela humanização do parto

A maior emoção da minha vida foi ver o parto de Rosa e só tive essa emoção por que tive acesso a sala de parto, mas só tive esse acesso por que paguei, se não me falha a memória, R$80,00 e o hospital era particular.


Quero que muitos outros pais e mães tenham o direito de ver seus filhos(as) nascerem usando o serviço público e sem sofrer nenhum tipo de violência institucional.

Por isso, e muitos outros motivos, compartilho a convocatória abaixo de uma marcha que está sendo organizada no Rio de Janeiro contra os absurdos que oCREMERJ publicou.

Adianto que mães sergipanas já organizam algo deste tipo por aqui e assim que estiver com data, pauta e etc divulgaremos por aqui e no dia estaremos eu, Joana e Rosa na luta pela humanização do parto!

Segue a convocação das mamães cariocas:
 
Mulheres, homens de Todo o Brasil juntem-se à nós, organizando mobilizações locais, nos moldes da Marcha do Parto em Casa, esse é o nosso momento, nossa voz está sendo ouvida! Vamos cultivar as Sementes da Humanização por todo o Brasil!
  
A MARCHA PELA HUMANIZAÇÃO DO PARTO  no Rio de Janeiro acontecerá no dia 05/08/2012, com concentração às 14 horas na Praia de Ipanema, altura do posto 9.
  
As bandeiras da MARCHA PELA HUMANIZAÇÃO DO PARTO são:
  • Que a Mulher tenha o direito de escolher como , com quem e onde deve parir;
  • Pelo cumprimento da Lei 11.108, de abril de 2005. Que a mulher tenha preservado o direito ao acompanhante que ela desejar na sala de Parto;
  • Que a mulher possa ter o direito de acompanhamento de uma Doula em seu trabalho de parto e parto;
  • Que a mulher, sendo gestante de baixo risco, tenha o direito de optar por um parto domiciliar planejado e seguro, com equipe médica em retaguarda caso necessite ou deseje assistência hospitalar durante o Trabalho de Parto;
  •  Que a mulher tenha o direito de se movimentar livremente para encontrar as posições mais apropriadas e confortáveis durante seu trabalho de parto e parto;
  •  Que a mulher possa ter acesso a metodos naturais de alívio de dor durante o trabalho de parto, que consistem em: massagens, banho quente, compressa, etc;
  •  Contra a Violência Obstétrica e intervenções desnecessárias que consistem em: comentários agressivos, direcionamento de puxos, exames de toque, episiotomia, litotomia, etc;
  •  Pela fiscalização das altas taxas de cesáreas nas maternidades brasileiras e que as ações cabíveis sejam tomadas no sentido de reduzir essas taxas;
  •  Pela Humanização da Assistência aos Recém-Nascidos, contra as intervenções de rotina;
  • Que a mulher que optar pelo parto domiciliar tenha direito ao acompanhamento pediátrico caso deseje ou seja necessário.

Todas as nossas bandeiras são respaldadas por evidências científicas e recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Federação Internacional de Ginecologia e Obstetricia (FIGO), Ministério da Saúde entre outras.
Chegou a hora de darmos um basta à mercantilização do parto e nascimento, não somos rebanho, não somos mercadoria, somos Humanos e temos o direito de receber nossos filhos cercados de amor, paz e, primordialmente, RESPEITO!

Contamos com seu apoio, divulgação e presença!
  
Instituições e pessoas interessadas em Apoiar a causa, por favor,comunicar ao email:
  
  
  
  
Maria Antonieta Oliveira
  
MARCHA PELA HUMANIZAÇÃO DO PARTO
  
Organizadoras:
  
Maria Antonieta Oliveira: 21-8416-2787/ antonieta.oliv@gmail.com
Ana Kacurin Contato: (21) 8817-3993
  
Assessoria de Imprensa:
  
Ellen Paes (21) 8724-3139
  
Apoiadoras na promoção e organização:
  
- Paula Ceci Villaça / 21-8603-1925 / paulaceci78@yahoo.com.br
- Renata Souto Deprá 21-81351139 e 22326569 /renata@espacomamifera.com.br
- Roberta Calábria / 22 9705-8813 (vivo) / contato@eccomama.com.br
- Thalita Dol Essinger / 21 94917104 / thalitadol@gmail.com
- Isabele Assemen – 75376556 – e-mail: belefisioterapia@gmail.com
- Gabriela Prado 21-8201-4679 / gabiprad@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário