segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Amamentação

Rosa está próximo aos 10 meses e há quem pergunte se ela "ainda" mama. Como assim ainda mama? Parece que estamos fazendo algo errado ou muito estranho, pois é, o tom das pessoas é de surpresa e até estranheza. Eu acho estranho é quando bebês são desmamados com 2, 3 e até 4 meses ou bebês que nunca mamaram. Vejam bem: acho estranho. Entendo que muitas mulheres têm seus motivos, quem sou eu para julgar? Mas daí julgarem porque eu amamento e ficarem com ironia pro meu lado... me poupem e se poupem! Absurdo é uma média de 54,1 dias de aleitamento materno. Existem casos RAROS que a mãe não pode amamentar, mas a maioria pode e deve amamentar por quanto tempo quiserem (a mãe e o bebê).


Para quem ainda quer motivos para amamentar sem data marcada e hora para acabar, vão aí mais alguns benefícios da amamentação após 1 ano de idade:


Rosinha feliz da vida
- Apesar de a criança já estar obtendo a maioria dos nutrientes de que precisa da comida, o leite materno ainda proporciona uma boa quantidade de calorias, vitaminas, enzimas e substâncias que elevam a imunidade. Estudos mostram que crianças de mais de 1 ano que mamam no peito ficam doentes com menos frequência que as que não são amamentadas. 

- A amamentação oferece aconchego e segurança à criança. Em vez de ela ficar mais dependente de você, essa proximidade entre vocês dois a ajuda a conquistar uma maior independência, à medida que se sente mais segura de si, em termos emocionais. Desmamar a criança antes da hora pode torná-la mais apegada, justamente o contrário do que seria de imaginar. 

- Quando a criança fica doente, o leite materno é muito mais digerível que qualquer outro alimento, e é uma ótima forma de evitar a desidratação em caso de vômitos e diarréia. E você ainda sente que está fazendo alguma coisa concreta para ajudá-la a melhorar. Uma das piores coisas de ver o filho doente é a sensação de impotência. 

- Na hora de viajar ou de sair de casa, é bem mais fácil não ter de carregar o leite nem ter de se preocupar em comprá-lo quando chegar. E o aconchego de mamar no peito é excelente para ajudar seu filho a se adaptar melhor a um ambiente estranho. 

- Talvez você consiga passar mais tempo sem menstruar, livre de cólicas e da famigerada TPM. Mas não se esqueça de que não dá para confiar na amamentação como meio de evitar uma nova gravidez, principalmente quando a criança já tem mais de 6 meses, e já come outros alimentos. É melhor usar algum outro meio de contracepção, como o preservativo ou uma pílula adequada para o período da amamentação, se você não quer outro bebê agora. 

- Desmamar seu filho no momento em que ele dá sinais de que está pronto é um processo mais natural, menos arbitrário. Dar de mamar no peito mesmo depois do primeiro aniversário era um hábito comum no mundo antes da invenção dos leites especiais e fórmulas infantis, e em algumas culturas continua sendo. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda oficialmente que o aleitamento seja mantido até 2 anos de idade ou mais

Por isso, mães, amamentem e ignorem os comentários e olhares maldosos!!!

Fonte: Baby Center

Um comentário:

  1. Hey querida... desculpe a intromissão, mas adorei o blog e o post.
    Nunca vou entender porque as pessoas insistem em se meter na vida alheia, e ainda para criticar um comportamento correto. Vivemos numa sociedade muito estranha e burra, na minha opinião.
    Ignore os comentários. Continue amamentando sua filha com a alma tranquila que essa é a coisa certa a ser feita.

    Beijos!

    ResponderExcluir