quinta-feira, 8 de março de 2012

Teste da Violência Obstétrica - Dia Internacional da Mulher - Blogagem Coletiva


Atualmente o modelo padrão de atendimento e cuidados no parto expõem as mulheres a quatro tipos principais de violência, durante sua internação: negligência; violência verbal (incluindo tratamento rude,
ameaças, repreensão, gritos e humilhação intencional); violência física (incluindo negação de alívio da dor quando tecnicamente indicado); e violência sexual. (Ana Flávia Pires Lucas d’Oliveira, Simone Grilo Diniz, Lilia Blima Schraiber. Violence against women in health-care institutions: an emerging problem. Lancet 2002; 359:1681–85).

Em 2011, a divulgação da pesquisa de opinião da Fundação Perseu Abramo e SESC, coordenada pelo Prof. Dr. Gustavo Venturi Jr (FFLCH/USP), Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado, provocou ampla repercussão: quatro em cada dez brasileiras relatam ter sofrido maus-tratos durante o trabalho de parto e parto. Ao mesmo tempo, a tese de doutorado na Faculdade de Medicina da USP de Janaína Marques Aguiar evidenciou que "quanto mais jovem, mais escura e mais pobre, maior a violência no parto."

Mais recentemente, as denúncias chegaram à base de nossa "pirâmide de hierarquias reprodutivas", as presidiárias e seus partos algemadas. Muitas instituições governamentais, civis e feministas posicionaram
seu repúdio, e a sensibilização gerada pelas notícias culminaram no Decreto pelo Governador de São Paulo Geraldo Alckmin 'vedando' a prática.


Assim, em defesa dos direitos reprodutivos de todas as mulheres, em defesa de escolhas esclarecidas, de respeito às individualidades e à dignidade humana, promovemos esta blogagem coletiva. Por uma assistência ao pré-natal e ao parto segura, e de boa qualidade.

O Teste da Violência Obstétrica será divulgado no dia 08 de março e ficará no ar até o dia 15 de abril. No dia 30 de abril, divulgaremos os resultados desta pesquisa informal, que tem como objetivo sensibilizar as mídias sociais e outras instâncias para a grave questão da violência obstétrica.

O teste será respondido anonimamente e os dados individuais serão confidenciais.

Gostaríamos de solicitar o importante apoio de vocês, divulgando a ação em suas mídias, e convidando-as também a discutir mais amplamente o tema em suas redes.

Respondam, é rapidinho e vai ajudar a todas nós com mais dados para entender essa triste realidade e buscar meios de transformá-la.

Obs.: Encerrada a pesquisa. (20/04/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário