domingo, 9 de janeiro de 2011

Cuidando da Gestação...

Assim que descobrimos que Rosa está a caminho começamos a fazer o pré-natal na busca de verificar a saúde da mamãe e da bebezinha para que a gravidez aconteça sem surpresas. Desde o início tudo vem transcorrendo muito bem e estamos saudáveis. Só não achávamos que a busca por um obstetra que encare o parto como evento natural fosse uma tarefa tão desafiadora.
Primeiro porque compreendemos que o nascimento deve acontecer de forma natural e as intervenções médicas só se justificam em caso de intercorrências na gravidez e durante o trabalho de parto, não sendo aceitáveis indicações de cesárea durante as primeiras semanas de gestação (muito menos em gestações saudáveis). 
O mais indicado é que se espere os sinais do trabalho de parto, caracterizado pelas contrações e ruptura da bolsa, sendo a cesariana necessária apenas em caso de sofrimento fetal justificado por exames e avaliação bem feitos, além de insucesso do trabalho de parto. Ou seja, um profissional que acompanha uma gestação saudável só saberá se a cesariana é necessária no momento do parto. 
Mas o que encontramos foi uma chuva de médicos que se recusam a falar em parto normal e só fazem cesariana. Inicialmente isso foi um choque, pois a banalização da cesariana vem sendo um agravante para a saúde das mães e dos recém-nascidos, mas a nossa decisão foi buscar até o fim um profissional que respeite o curso normal do nascimento e que saibamos que não realizará nenhum procedimento desnecessário durante o nascimento de Rosa.
A busca por informação foi constante e também tentamos achar parceiros que possam facilitar esse caminho, sejam profissionais, mães, etc. Foi aí que descobrimos o brilhante trabalho das doulas na busca por um parto saudável e natural, daí conseguimos o contato de uma delas, a Rachel, que vem sendo uma companheira indispensável nesse momento tão importante de nossas vidas.
Já passamos por 3 obstetras, sendo que somente o último deles nos apoiou com relação ao parto normal, mas não acompanha partos atualmente. Depois de indicação de Rachel, conseguimos marcar com uma médica que se encaixa como uma obstetra NORMAL em todos os sentidos... e provavelmente o nascimento de Rosa acontecerá com o auxílio dela. 
A lição que estamos tirando disso tudo é que nada nesse mundo é fácil e justo, tudo tem muita dificuldade para se conseguir, até uma coisa que achávamos que era simples: conseguir um obstetra que faça parto normal e respeite a mãe e o bebê. Bom, vimos que no nosso estado, Sergipe, a vida das mamães é mais difícil ainda que em outros locais, com a ausência de casas de parto e médicos comprometidos com um nascimento mais humano e consciente.

E a luta continua, sendo que estamos bastante confiantes e sabemos que após o nascimento de Rosa outras novas batalhas aparecerão com certeza. Mas preferimos lutar, mesmo quando é mais fácil ceder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário