sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Postagem Coletiva: VIOLÊNCIA NO PARTO - A VOZ DAS BRASILEIRAS

Mamães e papais estamos participando de uma blogagem coletiva sobre violência obstétrica junto com outros blogs, assim como participamos de uma pesquisa com o mesmo tema.

Para quem ainda não sabe do que se trata, a violência obstétrica é todo a violência física e psicológica que a gestante sofre durante a gravidez e, principalmente, durante o parto. Ela se manifesta desde intervenções "médicas" obsoletas e desnecessária como a episiotomia até a clássica piadinha infame "na hora de fazer não tava chorando...".


A violência obstétrica ainda é uma realidade cruel no Brasil e só mudaremos trazendo o problema a tona e desafiando equipes de saúde a mudarem suas práticas pois as atuais não tem sustentação científica e social.

Abaixo copio a convocação oficial para a ação propriamente dita que consiste em construir um documentário com depoimentos de mães que sofreram violência. Qualquer dúvida basta entrar em contato com a gente ou com os contatos abaixo.

COMO PARTICIPAR DA POSTAGEM COLETIVA “VIOLÊNCIA NO PARTO: A VOZ DAS BRASILEIRAS”

A partir de hoje e até 28 de outubro, publique um post no seu blog ou perfil do Facebook convidando mulheres que tenham se sentido desrespeitadas, maltratadas ou violentadas em seus partos/nascimentos para gravar e nos enviar um pequeno vídeo contando brevemente o que viveram. Você pode fazer isso pela transcrição deste texto na íntegra ou apenas postando/compartilhando a imagem abaixo, que contém as instruções para o envio dos vídeos:




O vídeo poderá ser gravado de maneira simples, caseira, utilizando apenas uma câmera fotográfica, a web cam do computador ou o próprio celular. O roteiro informado na imagem tem como objetivo facilitar a gravação do depoimento e a edição posterior.
Depois de gravados, deverão ser enviados para o e-mail  videoviolencianoparto@yahoo.com.br
Após o perído de envio, iniciaremos a edição do vídeo único, composto por trechos de todos os depoimentos enviados.

O vídeo final será apresentado oficialmente no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, quando as autoras dessa ação apresentarão os dados sobre violência obstétrica coletados por ocasião do teste conduzido neste ano.

PRECISAMOS DA SUA AJUDA PARA LEVAR MAIS ADIANTE A LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA!

Envie seu depoimento!
Fale sobre o que você viveu!
Divulgue, compartilhe, poste a imagem, envie para seus contatos. 
Temos apenas 10 dias para coletar todos os vídeos.
Quanto mais blogs, perfis, sites e portais entrarem nessa postagem coletiva, mais mulheres alcançaremos!
Esperamos contar com toda a rede que tem se formado em torno da defesa dos direitos femininos, inclusive os direitos reprodutivos.

Muito obrigada,

Bianca Zorzam
Ligia Moreiras Sena (www.cientistaqueviroumae.com.br)
Ana Carolina Franzon (www.partonobrasil.com.br)
Kalu Brum (www.mamiferas.com)

2 comentários:

  1. Meu parto foi "humanizado", como eles denominam quando a gente paga por um parto o mais natural possível, de preferência, sem ar-condicionado para que a criança não tenha choque de temperatura ao vir à luz. Mas conheço uma amiga que seu filho foi retirado a fórceps, quando tudo indicava que a cesariana seria mais "humano". Assim como tem mecânicos e outros profissionais canalhas tem médicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, a cesareana é um procedimento super necessário quando existe a real necessidade, jamais iremos condena-la enquanto procedimento médico. O ruim é o comércio e as mentiras que estão em torno da cesareana.

      Inclusive tem um texto no blog sobre isso: http://cheirinhodarosa.blogspot.com.br/2012/08/em-defesa-da-cesariana-sobre-marcha.html

      Excluir