sábado, 2 de abril de 2011

Eu queria ser Obstetriz!!!

por Eleonora Moraes (Doula e mãe de 3 filhos em Ribeirão Preto-SP)


Minha maior verdade hoje é que eu queria ser obstetriz. 
Eu queria ser obstetriz porque minha alma é de obstetriz. 
Minhas mãos são de obstetriz, meu cérebro e coração são de uma obstetriz.
Eu queria ser obstetriz porque eu acredito na capacidade das mulheres de gestar, parir e amamentar com segurança os seus rebentos. 
Eu acredito que obstetrícia veio do obstare, do estar ao lado, da arte do acompanhar, acreditar, cuidar e amparar para que a mulher possa florir seu filho com naturalidade e sabedoria. 
Eu acredito na ciência, na medicina baseada em evidências, em métodos não farmacológicos e apoio humano para ajudar mulheres em seus partos. 

Eu acredito que médicos e enfermeiras são plenamente habilitados para atender as gestações de risco e partos com complicações, porque sim, eles existem.

Eu queria ser obstetriz porque não existem profissionais do parto em minha cidade que sejam parceiros das escolhas das mulheres em seu direito de parir em paz. 

Eu preciso ser um deles!
Eu queria ser obstetriz. E não médica obstetra. 
Não queria ser capacitada para atender gestações de risco, pré-eclampsias, cesáreas, partos de risco, prematuridade. 
Não queria ter minha alma invadida por possíveis complicações e prováveis adoecimentos para aplicar o que sei e conheci na faculdade, para reeducar minhas mãos com força a não intervir sem necessidade.
Eu queria ser obstetriz. E não enfermeira obstérica. 
Porque afinal eu tenho que saber toda enfermagem, oncologia, nefrologias, patologias? 

Porque tenho que saber intervenções milhares para simplesmente me ser legalmente permitido atender gestantes saudáveis, partos normais de baixo risco e oferecer acompanhamento no puerpério de mulheres e bebês saudáveis?

Eu queria ser obstetriz.

Mas no meu país o nascimento humano é tratado como doença e a medicina acredita que parto é um ato médico e a imensa maioria de enfermeiras obstétricas reza esta mesma bíblia. 

No meu país o normal é ter cesáreas e, aliás, somos campeões mundiais nesta modalidade.

Eu queria ser obstetriz.
Mas não o posso ser, porque na minha cidade e em toda região não tem um curso de obstetrícia.

Eu queria ser obstetriz.
Mas talvez nunca o possa ser porque no meu país querem fechar o único curso que existe.

Eu queria ser obstetriz.
E queria que no meu país tivessem muitas obstetrizes, assim como elas existem e fazem imensa diferença na saúde da mulher em inúmeros países deste mundo.

Eu digo NÃO em letras garrafais AO FECHAMENTO DO NOSSO ÚNICO CURSO DE OBSTETRÍCIA da USP – Leste. 

Diga NÃO também! 
Levam só dois minutos para assinar a petição abaixo. 
Faça sua parte.

Manifestação contra o fechamento do Curso de Obstetrícia da USP
São Paulo, 26 de março 2011




















Para assinar a petição: clique em
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8452
Basta nome e RG, mas você também pode deixar uma mensagem de apoio. Não precisa preencher os outros dados.
Assinaturas já recolhidas (8739 na última visita):
http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/8452/?show=500

Vídeo da Manifestação de apoio ao curso de obstetrícia da USP:
http://www.youtube.com/watch?v=-lq3BqQ6DT0

Reportagem no blog da fotógrafa Bia Fioretti:
http://maesdapatria.wordpress.com/2011/03/27/forca
-obstetriz-uma-essencia-da-profissao/

Grupo de Apoio no Facebook:
http://www.facebook.com/home.php?sk=group_149118918485370

Blog Obstetrizes Já:

http://obstetrizesja.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Eu assino porque acabei de ler a palhaçada do COFEn na questao da USP. Sigamos!

    http://www.vestibulandoweb.com.br/artigos/vestibular/cofen-curso-obstetr%C3%ADcia-usp-2011.asp

    ResponderExcluir