terça-feira, 11 de setembro de 2012

Salto de crescimento

Adora piscina e já está aprendendo a nadar
O crescimento de um bebê é marcado por saltos ou picos que são facilmente identificados (pelo menos em Rosa), no seu primeiro ano de vida a característica observável desses saltos era uma sono maior e uma fome de leoa, para quem não convivia com ela notava por meio de um aumento de altura rápido.

Após um ano, essas características se mantiveram mas o desenvolvimento cognitivo e motor se manisfestam também por formas de saltos, assimo foi quando ela andou sozinha pela primeira vez, nos seu relacionamento conosco e no desenvolvimento da fala.



Antes de dar seus primeiros passos de forma independente, Rosa ensaiou muito, se apoiava em tudo e ia andando com o auxílio dos móveis, paredes, mãos e tudo o mais que aguentasse seu peso. E de repente andou, já ensaiando uma corrida, de forma desenvolta só perdendo o equilíbrio quando o pensamento é mais rápido que o corpo.

Feriadão em Pedra Mole: Contato com a natureza e bagunça
Já o relacionamento dela conosco mudou um pouco, ela que sempre foi carinhosa e dengosa agora está mais proativa e faz festa quando eu chego do trabalho, faz birra quando quer algo que não pode pegar, dá indicação quando quer sair batendo na porta e tentando alcançar a chave penduranda na fechadura, quando está com fome o choro já não é mais o sinal e sim procurar a mãe dizendo "mamá" ou a mim apontado pro que quer comer, falando "nana" (banana) ou "shá" (almoçar). A melhor de todas é quando ela nos surpreende com um beijo.

Por fim a fala, processo que está ocorrendo no período em que escrevo esse post. Depois de muito tempo apenas no "papa", "mama" e "nenem" agora temos "vovó", "vovô", "coce"(ela tem uma irritação constante no pescoço que vive coçando), "quer pegar", "cabou" e por aí vai. As palavras vão surgindo em maior rapidez para nossa surpresa e encanto

O mais legal desse crescimento em saltos é que vamos marcando as diferentes fases e vivenciamos "in loco" como é incrível o desenvolvimento do ser humano, sobretudo nessa fase vida.

Saiba mais sobre desenvolvimento infantil

http://coisasecoisinhasdemulher.blogspot.com.br/2011/02/picos-de-crescimento-e-saltos-de.html

http://blognananene.blogspot.com.br/2011/09/sono-do-bebe-e-saltos-de.html

http://guiadobebe.uol.com.br/fases-de-crescimento-e-desenvolvimento-que-modificam-o-sono-do-bebe-e-da-crianca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário