quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cuidando da Gestação 2...

Então, depois da imensa busca por um(a) obstetra que nos ajude a realizar o parto normal e minimamente humanizado, encontramos Drª France. Nossa primeira consulta foi no dia 13 de janeiro e a primeira impressão foi boa. Ao contrário dos demais médicos, encontramos uma profissional que conversa e dialoga de uma forma bastante motivadora, que quis ouvir nossas escolhas e preocupações, não quis simplesmente impor sua "forma de encarar a vida" e o parto. 
Esse primeiro contato serviu para trocarmos impressões e abrir esse primeiro contato. Ela de cara já me perguntou se eu gostaria de fazer o Parto Natural, logo sinalizei que esse foi meu desejo desde sempre e que venho passando de médico em médico que só querem saber de cesariana.
Ficamos muito felizes, pois para quem só ouvia falar em cirurgia, ouvir uma médica falar em Parto Natural soou como a melhor música que já havíamos escutado!!!! Naquele momento tínhamos mais uma aliada para trazer nossa filhinha da forma mais saudável e humanizada ao mundo!!!
Na segunda consulta, que foi dia 03 de fevereiro, a certeza de que ela realmente é uma aliada se confirmou, pois trocamos em miúdos o que de fato é um Parto Natural para ela e as concepções foram bem próximas das nossas, apesar de que ainda temos que afinar mais alguns detalhes até o grande dia da chegada de Rosa. 
Os pontos que chegamos a um acordo satisfatório foram: não realizar episiotomia de rotina, não indução do trabalho de parto com ocitocina, espera o início do trabalho de parto (ao invés de dizer que bebê tem hora marcada e que tenho que me internar sem sinal nenhum de TP, só porque existe uma data estimada), presença garantida do papai durante todo o processo, contato imediato da mamãe com a bebê assim que ela nascer, alojamento conjunto da mamãe e da bebê (nada de berçário) e apoio o fato de eu ter uma doula pra me acompanhar.
Para nós, o ponto marcante da Drª. France é que ela nunca se colocou como a "dona da verdade", como um "ser superior", ela compreende que esse momento é mais nosso do que dela e que o seu papel é auxiliar no que for necessário durante o trabalho de parto e nos orientar de acordo com as nossas escolhas e necessidades. 
Por isso que escuta nossos desejos e faz com que fiquemos à vontade para questionar se determinada conduta ou intervenção é realmente necessária, e assim construirmos esse caminho até chegar ao nascimento de nossa Rosa. 
Infelizmente a maioria das pessoas não têm a oportunidade de escolher de verdade a forma que querem trazer seus filhos ao mundo, dentre inúmeras outras coisas, pois a realidade é de exclusão e de desigualdade. Vocês perceberam que não foi fácil esse caminho para nós e demoramos 29 semanas de gestação para achar uma médica que nos respeitasse e tudo o mais. 
Pois é, muitas mulheres não têm sequer acesso à informação do que é o melhor para sua saúde e de seus filhos, pois lhes é negado o direito a essas informações, sendo que sem informação ficamos vulneráveis e as escolhas são feitas pelos outros, nesse caso pelos médicos, que se vestem de seres poderosos e salvadores, fazendo com que acreditemos que sua opinião é inquestionável e quase uma verdade absoluta. 
Convoco todas as mulheres a se apoderarem de seus corpos, conhecendo de perto do que somos capazes, desde a concepção até a concretização da maternidade, na luta por direitos, sendo que ser mãe é um direito. 
Digo também que nenhuma escolha é melhor que a outra, mas o melhor é que as escolhas sejam feitas exatamente por nós.

Porque nenhuma mulher deve ter seu direito de ser mão negado, mas também nenhuma mulher é obrigada a ser mãe. 

4 comentários:

  1. Não foi muito difícil conseguir parto normal aqui. O problema é que eu não tinha dilatação de jeito NENHUM. Me deram 3 ampolas de Ocitocina (o que estimula a dilatação, mas também as contrações!) e de nada adiantava, queriam que eu fizesse cesareana, mas eu não deixei!
    Até que a técnica de enfermagem q me acompanhava sugeriu de eu tomar um banho. Em menos de 5 minutos passe de 4 cm de dilação para 10cm! UMA MARAVILHA!

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo saber que por aí as coisas são mais fáceis para as mamães e os bebês... Parabéns pelo Parto Normal e pela força em não ceder à cesariana... Acreditar no corpo é sempre crucial!!!

    ResponderExcluir
  3. Só pra constar, assim que se aproximou da data provável do parto e referida médica quis marcar uma cesariana, pois eu estava sem dilatação (óbvio, primípara sem trabalho de parto jamais vai ter dilatação!!!). Enfim, fugi dela com certeza, nunca mais voltei e fui atrás do meu parto normal de outras formas que não dá pra contar aqui com detalhes, os mais chegados já sabem da história. kkkk Quase 4 anos depois eu escrevendo aqui.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir